segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Olho de Água (2)

Boa tarde. Como este site não tem só a finalidade de criticar cá vai um sugestão para a Junta de Freguesia ou mesmo para a Câmara Municipal.

Porque não transformar o Olho de Água em algo parecido com os Olhos de Água ??? Alguns miudos já deram o 1º passo ao fazerem um "barragem" para poder mandar uns mergulhos. Existe espaço suficiente para criar um bar com esplanada (aquela casa velha), um campo de futebol de areia, um espaço para as pessoas colocarem as toalhas...enfim...espaço para muita coisa que está neste momento a servir para plantar coves!

Temos que inovar, trazer mais pessoas a esta "VILA" (vila ????????????). Não são os jantares ou as tertulias gastronómicas ou mesmo as grandes noites de fados que vão trazer turistas!

A Vila de Alcobertas ganhava um novo motivo para as pessoas la irem, os miudos e graudos ficavam contentes e claro era um belo sitio para passar uma tarde. Penso que só haveria uma pessoa que não ia gostar muito disto...mas enfim quando ele me mostrar o livrete do Olho de Água eu calo-me!

Só por acaso o que faz aquelas bombas a puxar água para algumas casas ????

Em breve vou colocar um texto que dá pelo titulo...."Bombas Assassinas"

Até breve amigos

15 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é uma boa visão... muitas vezes sugerida até...
Só para que não hajam duvidas por desconhecimento e nao se ponham a inventar e dizer o que nao sabem: as bombas e os canos que estao junto ao muro, não sao para levar agua a casa de ninguem mas sim para dar apoio aos que vão encher os tanques de água, bombeiros etc... isto se funcionassem...
Sim pq não é só o Sr. do Olho que usa água dali.. quase toda a gente nas redondezas usufrui... e também os de longe qdo a falta de água da rede no verão é uma realidade.
mtos "vizinhos/donos do Olho" ralham com o pessoal dos banhos... e não só o tal sr... Só que ele está lá mais perto...infelizmente!
E nem é questão de livrete. O Olho de Água é de todos, mas só alguns se interessam em preservá-lo. E acreditem ou não... se não fossem mtos ralhetes daquela gente por ali (SIM PORQUE TANTO QTO APRENDI A LER NA ESCOLA ATÉ ACHO QUE ESTA UMA PLACA QUE DIZ PROIBIDO TOMAR BANHO, POSTA PELA JUNTA, MAS QUE NÃO VALE DE NADA PQ O PESSOAL NAO SABE LER!)... aquela água era uma bem cheirosa pocilga, e nem banhos, nem água qdo falta, nem água para fogos, nem nada se poderia ali fazer hoje!
Não vamos falar só daquele sitio que é a nascente, mas sim de todo o rio. Está todo uma miséria, sem limpezas regulares, sem nada. Lembram-se da "ponte forte" e das banhocas depois da escola?
Para mim, há um espaço central a preservar: a nascente. Tal como nos olhos de água, a nascente, e o espaço mais junto a ela é preservado, e depois o rio serve para praia e banhos. No nosso Olho de àgua a questão deve ser identica, e a barragem do verão justifica a qualidade do mergulho mais abaixo, em vez do "lago" maior...
Por isso nada de ilusões... uns são o bode espiatório... mas outros são os verdadeiros culpados...

Anónimo disse...

so um aparte!

Segundo que artigo é que se pode proibir alguem de tomar banho lá!

Tens tanto direito a bebela como eu pa tomar banho!

Anónimo disse...

É pá...
Tens razão, mas isso vai perguntar a quem lá pos... E nao fui eu!!
Eu cá qdo vejo uma placa num sitio respeito.. não preciso de artigo. Qdo ves uma placa a dizer: proibido vazar entulho, o que é que fazes?

Anónimo disse...

ah...e eu não a bebo. Livra-te!!
é que nem análises daquilo a junta sabe mandar fazer...

PM disse...

Meu caro leitor anónimo,

Penso que teve um brilhante ideia. A Nascente deve sim preservada e o que deve mesmo ser tratado talvez seja a ponte forte. Mas quando falei dos banhos não me estava a referir mesmo na nascente mas sim um pouco mais em baixo onde o rio segue.

Cumprimentos e obrigado pela excelente ideia. É para isso que todos estes sites servem.

Anónimo disse...

Caros amigos! Já alguém perguntou se os donos das fazendas as querem vender?? Podem não crer! E se quiserem, acham que se deveria dar tipo 10 000 euros por cada uma??? (se não for pedido mais por cada proprietário!!), vão lá conta-las!???! Nas alcobertas ninguém vende nada pá!
Há e só uma coisa, quem se rege só por artigos!!!! coitadinho. É que não à artigos que dizem que se pode cagar mas esse anónimo também caga! Realmente arranjasse desculpa para tudo!!!

Anónimo disse...

pois é mas, pode ir um avaliador dos estado avaliar as terras, oferecer uma certa quantia, se os donos rejeitarem o estado pode por os terrenos como "de ninguem". e assim torna-las da junta ao preço da chuva...

PM disse...

Caro colega,

A questão talvez passe por nem sequer terem pensado nisso percebe?
Que os proprietarios não queiram vender é outra coisa totalmente diferente. Mas respeito a sua opinião e de certo modo concordo com ela.

Cumprimentos e obrigado pelo seu contributo

Anónimo disse...

Eu cá não gostava que me dissesem que as minhas terras são de ninguém! Assim como também não gostava de pargar contribuição e virem dizer: Agora dá cá isso!

Coiso disse...

Nas Alcobertas há aquelas coisas que são a Inveja e Ganância
Se alguma vez houver um rumor acerca desse "parque aquático" o preço dessas terras ficavam logo a valer 10 ou 20 mais! É a especulação imobiliária no seu melhor!
Eu não insisti mais nesse assunto porque é quase impossível fazer uma obra dessas naquele local!
Pelo menos andam a recuperar o lagar!

PM disse...

também considero complicado.

Anónimo disse...

eu tb acho complicado... e muito!
Só para terem uma ideia, a junta não conseguiu comprar aquela casa junto à nascente por esse motivo...
Mas as coisas bem faladas e tudo às claras podem ajudar a começar a criar confiança nos proprietários!
o que acho que deve ser garantido é que a água sirva vários fins sem prejuízo dos outros: se uns querem ter direito a bebe-la, outros podem ter direito a tomar banho, e outros a regar e sei lá mais o que!
O problema das alcobertas é a inveja meus amigos!!! Ninguem sabe conviver uns com os outros. Se eu tenho o outro não pode ter. Uma vontade tem de aniquilar a outra...
Por experiencia propria digo que nunca o sr do olho ou os outros vizinhos nos proibiram de tomar banho. Só nos pediam para o fazer num sitio onde não prejudicasse ninguem, e deixar a boca da nascente com água limpa! Mas se íamos mais para baixo eram as senhoras que lavavam a roupa que ralhavam, mais para cima o mesmo de sempre... Mas nunca ninguem disse que era dono de nada! Agora se depois (e sei do que falo) íamos para casa dizer que nos tinham expulso, sem queremos revelar aos papás as más educações do que tinhamos feito, para eles nos defenderem e falarem mal dos outros, aí a história muda de contornos! mas é preciso crescer para ganhar esta conciencia!

PM disse...

5 estrelas este comentaria. concordo! e claro o nome sr. do olho é uma alcunha por toda a sua fama..nada mais. mas concorto inteiramente consigo caro anonimo.

cumprimentos

Anónimo disse...

caro pm, você agora pareceu-me um troca-tintas.

pela boca morre o peixe nao é...?

Anónimo disse...

mas no olho de agua so se faz qualquer tipo de obras se eu permitir.

só com pedido por escrito.

pois sou o que tomou e eide tomar sempre conta do olho de agua, sou o que estou mais perto e o que tenho mais direito sobre ele.


cumprimentos
Alfredo