domingo, 21 de setembro de 2008

Escuteiros

Boa tarde caros amigos,

Hoje vou abordar um tema pouco falado, os escuteiros. Na minha opinião geral os escuteiros são uma mais valia para a nossa freguesia. São ensinados valores humanos relacionados com a partilha, a educação, a amizade e principalmente o convivio em grupo.

Mas exitem alguns pontos que não concordo:

- Penso que ninguem devia ser obrigado a entrar nos escuteiros, porque se não gostar mesmo não vai aguentar lá ficar. Foi o que aconteceu meus amigos.

- Penso que para subir a chefe teria que se passar pelos outros escalões de formação, e não entrar directamente só porque tem familiares ( ou namoradas ) nos escuteiros.

- Penso que pessoas arrugantes que lá estão não só impediram a entrada de novos elementos como permitiram ( e até ajudaram ) a saida de muitos deles.

Não tenho nada contra estas pessoas, mas penso que algumas coisas estão erradas.

Para acabar, era engraçado que a igreja apoia-se mais iniciativas sem ser os escuteiros. Talvez cativa-se mais elementos para ir a missa ou para se tornarem mais religiosos. Um pouco em resposta ao caro colega "Cruzeiro" o ringue não tem balizas simplesmente porque a igreja não crer. A igreja só pretende aquele espaço para organizar festas e por la pessoas a trabalhar de borla. Para isso sim! Agora colocar balizas...Palhaçada vocês! Vão ver quantos catequistas ou animadores existiram daqui a uns anos.

Para breve promento um texto sobre algumas coisas dentro da igreja que choque quem chocar têm que ser ditas.

Até amanha amigos.

22 comentários:

Anónimo disse...

fg nunca vi um post tão bom....

optimo mesmo

continua

Anónimo disse...

excelente!!

Tudo verdade!!!

Os escuteiros perderam mais do que ganharam com atitudes de alguns dirigentes!!!

;)

Anónimo disse...

Boas,
Em primeiro lugar quero dizer que sou escuteiro e que não vejo neste post nada mais que ignorância!
Em primeiro lugar por que o "postador" ainda não sabe o que é o mundo. Eu vou ensinar! NÃO É PERFEITO!
Não existe nenhuma instituição, familia, clube, associação que tenha membros totalmente perfeitos!
Estou errado! Nem tu és perfeito(a), e não te conheço (embora desconfie). Ninguém o é, mas uma coisa é certa ali tentasse caminhar para isso.
Em segundo os chefes que o são só o são porque alguém os achou capazes para tal função, fizeram formação e pela qual se tiveram de esforçar para a finalizar com sucesso, tendo sido reconhecidos pela respectiva Junta Regional que é reconhecida pela Junta Central (nível nacional) e que também é a mesma conhecida pela WOSM - World Organisation of the Scout Movement.
Mais uma coisa, como querem que todos os chefes para serem chefes passem por todas as etapas???!?!?
Bem se sabes tanto esplicame também uma coisa; QUEM NASCEU PRIMEIRO O OVO OU A GALINHA????

Coiso disse...

Ó anónimo acima!
Já ouviste falar no jogo da bolha?
Explica-me como funciona!
Que eu explico-te como devia funcionar essa sena (Só pela Justiça)
:)

PM disse...

Meu caro amigo anónimo...

Eu sei do que estou a falar porque também lá estive. Sei do que se trata e das pessoas que ainda hoje lá andam. Também sei da formação que outras tiveram que foi ... 0 mesmo quando já existia os chefes principais.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Anónimo!

Tudo o que disseste pode ser verdade pois deve funcionar assim!

mas quando tens escuteiros que passaram por varias fazes com uma certa idade e se vai buscar alguém por fora que até falava mal dos escuteiros com a mesma idade!!!

ai calma!!!

ou se chama cunhas, ou burrice!!!!

Das duas uma!

PM disse...

Tem esses nomes todos que dizes. Até mais mas quero estar a ofender ninguem.

Cumprimentos

Anónimo disse...

O Anónimo lá de cima!

Pois já que sabes tudo, então esplica-me porque saíste? não deverias tu ter continuado para ensinares TUDO O QUE SABES!
Há claro é mais facil falar atrás de um "pm". Já agora, se saíste aumenos informa-te, ainda nenhum caminheiro chegou ao final da sua caminhada.
Mas diz-me quem nasceu primeiro! O OVO OU A GALINHA

Anónimo disse...

o que é que os ovos tem a ver com os escuteiros?
vão mas é à media markt
eu é que não sou parvo!

Anónimo disse...

Não é aumenos, É PELO MENOS e esplicarme, é EXPLICA-ME, aprendam a escrever, sábios...

AGUIA ATENTA disse...

Boa noite,
ao ler este post não posso passar sem deixar um comentário,pelo que conheço do agrupamento e dos chefes e digo-vos que não merecem tais criticas.
Primeiro porque pelas informações que tenho ninguém é ou foi obrigado a entrar para os escuteiros, só se tiver sido pelos próprios pais.
Segundo porque se para ser chefe tivessem de passar primeiro por todas as secções(é assim que se chamam, não me parece que alguém que tenha andado nos escuteiros lhe chame escalões de formação???),então quem os orientaria nessas secções, e tenho a certeza que ninguém entrou para chefe por ter lá o namorado(a).
Terceiro porque em todo o lado existem pessoas arrogantes e é aí que está a piada da vida sermos todo diferentes e aprendermos a viver com todos acima de tudo com muito respeito.Será que tu sabes que os chefes gastam muito do seu tempo durante o ano com os escuteiros em prejuízo da sua vida familiar e profissional; sabes que os chefes trabalham gratuitamente, que não tem apoios do estado, e que quando é preciso ir a algum lado ou comprar qualquer coisa teêm que pagar do seu bolso. Sim, arrogantes são as pessoas que gastam o seu tempo e o seu dinheiro para proporcinar ás crianças e jovens da nossa terra uma boa formação para serem pessoas responsáveis, empenhadas, e com valores numa sociedade que cada vez tem mais falta destas caracteristicas.
Queria ainda deixar uma palavra a todos os chefes dos escuteiros, não se deixem abalar por criticas de alguém hipócrita que fala sem conhecer e secalhar porque não sabe fazer mais nada.
Parabéns rapaziada ser chefe não é para qualquer um, e o vosso trabalho tem sido muito importante para muitas crinças e jovens na nossa terra.

Anónimo disse...

Tou de acordo

Anónimo disse...

É assim mesmo águia atenta!
Sejas lá quem fores, adorei o teu coment. As pessoas pensam que é só facilidades. É muito bonito passar a vida a dizer ... "HAVIAM de fazer isto, Haviam de fazer aquilo..." e esses que o dizem não fazem nada. Cresçam e vejam com os próprios olhos, não mostrem como suas ideias próprias e "desenvolvidissímas" o que pura e simplesmente ouvem no café!
Muito Bem àguia atenta (qual o agr?)

Anónimo disse...

ola a todos.


desde ja deixem-me la admitir que SIM, tb sou/já fui membro do agrupamento...(mas isso agora não interessa nada.)
e muito sinceramente, esperando não desanimar muito bons chefes que lá se encontram, a questão fundamental ali nem são as cunhas das entradas de chefes. Primeiro que tudo, e embora não possa deixar de discordar de MUITA coisa que por ali se passa, parece-me bem mais importante dar a atenção a outros problemas que não a entrada de chefes. Ate porque só agora começa a ser possível que membros do agrupamento já com a maioria das "etapas" concluídas, passem a exercer funções de dirigente. Muito boa noticia por um lado, muito ma por outro (uii!!!). Mas enfim. Ali a questão ta directamente centrada em certas “personalidades” e “entidades”. Chame-se-lhe o que se quiser, entenda-se daqui o que se entender.
Não posso deixar de te dar os parabéns, cara/o anónima/O escuteira/O (ahah… eu também imagino quem sejas… não serei o único, garanto-te) por fazeres um post tão grande a falar sobre… NADA. Até tenho remorsos de seres do agrupamento. MAIS… de pertenceres a um Movimento deste género. Isto deve tar na decadência mesmo. Se calhar o problema do nosso reside em factos como esse, não achas?? E para meio entendedor meia palavra basta. Enfia o barrete quem quer. E por falar em enfiar, caro Escuta anónimo, podes explicar o sentido dessa do ovo e da galinha? Já te disseram que tens péssimo sentido de oportunidade? Digo-to eu.

(dando seguimento à parte do enfiar…) Já que gostas tanto de expressões populares, conheces a do “ovo no cú da galinha”?! epa… é que se não consegues saber, mesmo com a idade que deves ter (vou levar esse pouco conteúdo literario como puro azar e enfelicidade…) experimenta ver se ele ( o OVO, claro..) ta quente!! Mas ca pra mim, neste caso, eu axo que A GALINHA apareceu primeiro!! Não sei porquê…cheira-me! E porque, hein hein? Porque “o Mundo NÃO É PERFEITO”!! wow. Novidade para todos hein? A ler o teu post agente percebe logo isso, infelizmente. Nem é preciso ir muito mais longe.

Desculpem lá, divaguei demais talvez, mas só queria mesmo atestar que nem toda a gente naquele agrupamento é assim tão estúpida. Mas sim, esse é um dos grandes problemas… cunhas de chefes é secundário, ninguém é obrigado a entrar pra la e sim, todos têm de ter formação, quer tenham sido ou não escuteiros anteriormente.

Fico-me por aqui que isto já ta a ficar grande!
Cumprimentos (canhotas especiais e de esperança..!)

Anónimo disse...

"ao ler este post não posso passar sem deixar um comentário,pelo que conheço do agrupamento e dos chefes e digo-vos que não merecem tais criticas."

águia, sem qualquer tipo de critica, porque sim, achei muito coerente tudo o que disseste, sou obrigado a discordar do que disseste na parte que fiz questao de transcrever.

felizmente (mesmo!) que a maioria daqueles chefes nao marecem "tais criticas"...mas calma la!!

nao andas assim tao atenta, aguia :)

AGUIA ATENTA disse...

Queria deixar uma pergunta, porque é que tu bolota sendo membro do agrupamento não te manifestas junto do mesmo,sabes que isso ajuda a resolver os problemas, concerteza isso seria do interesse de todos e principalmente do agrupamento.
E se já saíram bolota e pm porque é que o fizeram??... não sabem, eu digo-vos porque sõ cobardes, é muito mais fácil dizer que os chefes são os culpados daquilo que vocês nunca foram capaz de ser: "ESCUTEIROS", porque simplesmente lá andaram nunca quiseram ou foram capaz de ser; é este o motivo da vossa critica.
Ser escuteiro não é só ir lá aos sábados para ver as(os) "gajas"(os), ou para ir fazer umas actividades fora.Ser escuteiro tem que ser muito mais que isso e é essa parte da questão que mete medo.

"O cne ajuda jovens a crescer...
para que com o Ser, o Saber e o Agir se tornem homens e mulheres responsáveis e membros activos de comunidades, na construção de um mundo melhor."

Já agora vale a pena pensar nisto!!

Unknown disse...

Nunca fui escuteiro, nem quero ser (tou velho), mas acho que o trabalho deles deve ser apoiado e incentivado.
Ninguem é prefeito e todos cometemos erros e a ideia é aprender com eles e não repeti-los.
Sou daqueles catolicos que se esqueçe de ir à missa mas conpreendo e aprovo os valores que o escutismo e a religião católica (não a instituição Igreja, mas isso fica para outra discussão)tenta incutir nos nossos jovens.
Este projecto dos escuteiros é bastante recente e isto ainda vai demorar a encontrar um equilibrio entre as crianças que são escuteiros e que serão futuros chefes (caso queiram).
Por isso tenham calma e sejam mais construtivos e menos destrutivos nas criticas (boas ou más).

Anónimo disse...

ei, eu fiz um comentario enorme a responder e deu erro!!!

consegues recupera-lo ou nao, pm?
diz qualquer coisa que eu volto a tentar escrever-te um texto parecido, se conseguir.

Anónimo disse...

(vamos la ver se é desta que eu consigo deixar o comentário)

Primeiro que tudo, caro águia atenta, e “saltando” um ponto que referiste e ao qual tenho de dar resposta, tenho só que fazer um seguinte “pequeno” reparo: de maneira nenhuma te faltei ao respeito, portanto agradeço, em meu nome e do pm, já que estamos os dois visados, que não nos insultes se não sabes quem somos nem o que fizemos para tentar solucionar os problemas. Gostaria muito mais que me viesses chamar cobarde olhos-nos-olhos, porque duvido que tivesses argumentos para tal. Mais: se dizes que não és do agrupamento, e se eu tivesse para contigo a mesma educação que tiveste para comigo, ter-te-ia dito logo na minha primeira intervenção qualquer coisa do género “caro águia atenta, se não fazes parte do agrupamento, não sabes metade do que aqui se passa. Por isso sai de mansinho como quem não quer a coisa e não venhas meter o nariz onde não és chamado.” No entanto, não disse, pois não? Logo ai posso afirmar que tenho vantagem sobre ti, já que falo aqui, exponho as opiniões, e não te ofendo para poder expressar a minha opinião.so queria esclarecer isso, embora chamares-me cobarde me passe completamente ao lado, por razoes que já referi. Ponto final.

Não me agrada também ver-te afirmar que eu nunca me manifestei durante todos estes anos que la estive/estou. Porque, e desculpa contrariar-te, fi-lo e muitas vezes. E não, não fui o único. Se fui ouvido ou não, isso já constitui parte do problema do 1187. Neste caso, e volto a afirmar, enfia a carapuça quem quer, queima-se quem quiser, eu só digo isto. Há ali chefes que so são chefes para grupos restritos. Isso sim, fez sair muita gente. E toda a gente sabe do que falo. Daí a minha pouca identificação com o caro escuteiro anónimo que trato com ironia. E já vi comentários acima a falar sobre o mesmo, por isso agradeço agora, caro águia-quase-atenta, que antes de julgares saibas do que falas e te contenhas um bocadinho nas tuas afirmações muito filosóficas e certas, mas que na teoria são o que são.

Nao continuo mais esta discussao, nem me estendo mais sobre o assunto, uma vez que sei que ha membros do Agrupamento que lêm estes blogs e a muitos deles nao quero dirigir-lhes as minhas palavras de critica mais fortes.

“Uma ovelha pode desencaminhar um rebanho inteiro”! (parece-me frase bem apropriada, mas no plural)

Abraços e canhotas.

AGUIA ATENTA disse...

Desculpa bolota, não quis ofender-te, só quis trazer-te a realidade. E muito fácil criticar-mos, arranjar-mos problemas, ás vezes até onde eles não existem; o difícil é tentar-mos arranjar a solução ou fazer parte da solução.
Desculpa também "não ter saído de mansinho", porque caro bolota eu conheço o agrupamento muito e repito muito melhor do que tu. E podes perguntar como é que não vejo essas coisas que tu referistes; é simples eu acredito que o trabalho dos chefes é o melhor que podem ou conseguem, e se achas que só são chefes para grupos restritos já pensastes que isso pode não ser só problema dos chefes, pode ser que esses sejam os que querem "ser escuteiros".
Não vou alongar-me mais porque a vida do agrupamento não é para discutir na praça pública.

Fiquei muito triste porque na nossa terra só se consegue denegrir a imagem de quem tenta fazer algo valioso, seria melhor que a nossa mentalidade mudasse um pouco e em vez de pensarmos cada um em si próprio, ousarmos ir mais longe e pensarmos sim num bem comum e muito maior.

Anónimo disse...

1ª (e quaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaase unica) coisa acertada que disseste:

"Não vou alongar-me mais porque a vida do agrupamento não é para discutir na praça pública. "
é isso mesmo! nao me estiquei mais nos meus comentarios porque decerto que isso traria nomes à baila.

de maneira nenhuma estou aqui a denegrir imagem nenhuma, nao venhas é tapar o sol com a peneira.
quanto à dos chefes para "quem quer ser escuteiro".... ai é?

entao que fique o agrupamento so com 3, ou 4, melhor assim?
nao gosto desse tipo de Escutismo entao. nem desses ideais.

e nao digo mais.

Cumprimentos :)

AGUIA ATENTA disse...

Queria só dizer-te mais uma coisa e é o ultimo comentário que faço:
eu ainda consegui aqui dizer alguma coisa "acertada", foste tu que disseste.
E ainda outra, o escutismo foi inventado á 100 anos, e idealizado desde entao e não precisa que tu venhas dizer se gostas ou não; precisa sim que tu digas se queres ou não.

Boa caça!